sábado, 23 de maio de 2015

OS LUSITÂNOS


O CONJUNTO  DO  DENOMINADO  POVO  LUSITÂNO

     Os lusitanos constítuiam um conjunto de povos de origem indo-europeia, habitando a porção oeste da Península Ibérica (hoje grande parte de Portugal.
     A figura mais notável entre os lusitanos foi Viriato, um dos seus líderes no combate aos romanos. Outros lideres conhecidos eram Punicus, Caesarus, Caucenus, Curius, Apuleius, Connoba e Tantalus. Os lusitanos são considerados, por antropólogos e historiadores, como um povo sem história por não terem deixado  registos nativos antes da conquista romana. As informações sobre os lusitanos é nos transmitida através dos relatos dos autores gregos e romanos da antiguidade o que por vezes causa diversos problemas ou conflitos na interpretação dos seus textos.

ORIGEM

     Os antepassados dos lusitanos compunham um mosaico de diferentes tribos que habitaram Portugal desde o Neolítico. Não se sabe ao certo a origem destas tribos, mas é provável que fossem oriundas dos alpes suíços ou mesmo nativos de Portugal. Miscigenaram-se parcialmente com os invasores celtas, dando origem aos lusitanos.

     Entre as numerosas tribos que habitavam  a Península Ibérica quando chegaram os romanos, encontrava-se, na parte ocidental, a dos lusitani, considerada por alguns autores a maior das tribos ibéricas, com a qual durante muitos anos lutaram os romanos.

ETNIA SEGUNDO OS AUTORES DA ANTIGUIDADE

     Os escritores da antiguidade identificaram duas etnias na península ibérica, a ibéria e a celta, qualificavam os seus habitantes como sendo iberos ou celtas ou uma mistura das duas etnias. No entanto o conceito de ibero podia ser usado num sentido geral, isto é num sentido geográfico, referindo-se ao conjunto dos seus habitantes, ou num sentido restrito a um conjunto de tribos com a mesma etnia, ou mesmo podia variar consuante o conceito da época.

     Diodoro considerava os lusitanos um povo celta "Os que são chamados de lusitanos são os mais valentes de todos os cimbros". Estrabão diferenciava os lusitanos das tribos ibérias. Viriato foi referido como líder dos celtiberos. Os Lusitanos também eram chamados de Belitanos, segundo Artemidoro. Entre os autores modernos não existe consenso, são considerados iberos, lígures ou celtas.

Sem comentários:

Enviar um comentário