sexta-feira, 15 de maio de 2015

HISTÓRIA DO EGIPTO ANTIGO


ECONOMIA

     A economia egípcia  era baseada principalmente na agricultura que era realizada, principalmente, nas margens férteis do rio Nilo. Os  egípcios também praticavam o comércio de mercadorias e o artezanato. Os trabalhadores rurais eram constantemente convocados pelo faraó para prestarem algum tipo de trabalho em obras públicas (canais de irrigação, pirâmides, templos ou diques).

RELIGIÃO NO ANTIGO EGIPTO: a vida após a morte

     A relegião egípcia era repleta de mitos e crenças interessantes. Acreditavam na existência de vários deuses (muitos deles com corpo formado por parte de ser humano e parte de animal sagrado) que interferiam na vida das pessoas. As oferendas e festas em homenagem aos deuses eram muito realizadas e tinham como objetivo agradar aos seres superiores, deixando-os felizes para que ajudassem nas guerras, colheitas e momentos  da vida. Cada cidade possuia o seu deus protetor e templos religiosos em sua homenagem.

MUNIFICAÇÃO

     Como acreditavam na vida após a morte, munificavam os cadáveres do faraós colocando-os em pirâmides, como o objetivo de preservar o corpo. A vida após a morte seria defenida, segundo crenças egípcias, pelo deus Osíris em seu tribunal de julgamento. O coração era pesado pelo deus de morte, que mandava para uma vida na escuridão aqueles cujo órgão estava pesado (que tiveram uma vida de atitudes ruins) e para uma outra vida boa aqueles de coração leve. Muitos animais também era considerados sagrados pelos egípcios, de acordo com as caracteristicas que apresentavam: chacal (esperteza noturna), gato (agilidade), carneiro (reprodução), jacaré (agilidade nos rios e pântanos) serpente (poder de ataque),  águia (capacidade  de voar), escaravelho (ligado a ressurreição).

CIVILIZAÇÃO

     A civilização egípcia destacou-se muito nas áreas de ciências. Desenvolveram  conhecimentos importantes na área da matemática, usados na co0nstrução de pirâmides e templos. Na medicina, os procedimentos de munificação, proporcionaram importantes conhecimentos sobre o funcionamento do corpo humano.

ARQUITETURA EGÍPCIA

     No campo da arquitetura podemos destacar a construção de templos, palácios e pirâmides. Estas construções eram financiadas e administradas pelo governo dos faraós. Grande parte delas eram erguidas com grandes blocos de pedra, utilizando mão de obra escrava. As pirâmides e a esfinge de Gizé são as construções mais conhecidas do Egito Antigo.

ACONTECEU NA HISTÓRIA DO EGITO:

     Por volta de 3100 antes de Cristo, o faraó Menés I fundada a Primeira Dinastia egípcia  ao unificar as diversas culturas do Nilo (Alto e Baixo Egito).
Por volta de 2500 antes de Cristo, os egípcios começam a usar os papiros para produzir registos de diversas naturezas.
Por volta de 1580 antes de Cristo, começa a ser escrito o livro dos Mortos (escritos religiosos e misticos) em papiros. Eram colocados junto às múmias nos sarcófagos, que ficavam dentro das pirâmides.
No século XIV, o faraó Aquenáton (Amenófis IV) e sua esposa Nefertiti abandonam o poleteismo e implantam o monoteísmo, através da adoração de um único deus: Aton. Porém, o politeísmo voltou após a morte deste faraó.

Sem comentários:

Enviar um comentário