sexta-feira, 1 de maio de 2015

CIVILIZAÇÃO MESOPOTÂMIA


OS SUMÉRIOS

    Os sumérios, são considerados a mais antiga das grandes civilizações humanas, foram os que inicialmente ocuparam a região, por volta de 3500 anos antes de Cristo. Vindos do planalto do Irão, fixaram-se na Caldeia, a sul da Mesopotânia. Fundaram diversas cidades-estado, como Ur, Uruk, Nippur, Lagash e Eridu, com governos independentes.

     Cada cidade-estado sumeriana possuia um centro político, económico e religioso, que era o templo. O lider de cada cidade era chamado patesi (sumo-sacerdote), era também chefe militar e governante, auxiliado pela elite aristocrática dos altos funcionários e sacerdotes do templo. As cidades-estado viviam constantemente em guerra entre si pela hegemonia na região.

     Considerados os inventores da escrita; os sumérios criaram uma escrita para registar a contabilidade do rico património dos templos, a quantidade de cereais. Os sumérios introduziram o uso  de rodas nos veiculos, o que representou uma evolução na locomoção terrestre. Antes os veículos em forma  de trenó, eram puxados por animais, com a utilização da roda o transporte de mercadorias tornou-se mais simples e ágil. Os sumérios estabeleceram um ativo comércio com os povos vizinhos e relações comerciais com a costa Medeterrânea e o vale do rio Indo.

     A escrita cuneiforme, as artes, a religião, as técnicas agriculas e de construção e outros inventos dos sumérios foram aproveitados pelos povos que com eles conviveram. As constantes guerras internas provocaram o enfraquecimento político dos sumérios, facilitando a invasão da Mesopotâmia pelos acádios, povo de origem semita. 

Sem comentários:

Enviar um comentário