quinta-feira, 7 de maio de 2015

CIVILIZAÇÃO SUMÉRIA



IDIOMA E ESCRITA

     Não se conhece relação entre o idioma Sumério e qualquer outro. O nome Sumária, é derivado do nome babilónico para sul da Babilónia. No seu idioma, os Sumérios denominavam-se por cabeças escuras e chamavam ao seu País terra civilizada.

     Se não foram os Sumérios que inventaram a escrita, porque é a língua mais antiga de que se tem testemunhos gráficos, pelo menos foram eles os responsáveis pela sua difusão.

     Na cidade de Nipur, que fica 150 Km ao sul de Bagdá, foi encontrada uma biblioteca sumeriana inteira. Lá havia mais de 50 000 tabuinhas com inscrições cuneiformes feitas no Terceiro Milénio antes de Cristo e uma biblioteca com 20 000 volumes, que incluem obras sobre direito, ciência, religião.

     O alfabeto sumério só foi decifrado no século 19, o principal dialeto Sumério foi oemergir ou língua principesca, embora outros tipos fossem usados pelas mulheres e pelos eunucos.

LISTA DOS REIS SUMÉRIOS

     Existe um documento, escrito quase mil anos após a morte do rei Etana (3º. Milénio antes de Cristo) que registra o nome da maioria dos govermantes da Suméria. Desta lista também consta o nome de Gilgamesh, herói mitológico, como o quinto rei da primeira dinastia a ter o poder em Uruk, depois do dilúvio.

REIS SUMÉRIOS

     Na região de Sumer, por volta do terceiro milénio, havia pelo menos doze importantes cidades-estado, cada qual murada e com seus deuses e seu rei. As mais conhecidas são Ur, Eridu, Lagash, Uma, Adab, Kish, Sipar, Larak, Nipur, Larsa.

     A realeza surgiu da necessidade de enfrentar o inimigo, ou seja, cada cidade escolhia o homem mais destemido e corajoso para comandá-los. Esse homem era chamado lugal,  que significa grande homem, essa é a palavra Suméria para rei.

     No início a função de lugal era passageira, ele apenas liderava a sua cidade num determinado momento, quando acabasse o conflito, voltava para a vida de cidadão comum. Acontece, que os conflitos foram-se tornando constantes e o lugal passou a ocupar o poder de  maneira permanente e hereditária. Isso ocorreu por volta de 3000 antes de Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário