domingo, 17 de maio de 2015

CIVILIZAÇÃO ETRUSCA


HISTÓRIA

     Os etruscos eram um povo que habitava a antiga Etrúria, região situada a oeste dos Montes Apeninos e do rio Tibre. Este povo dominou a região central da Itália durante  os séculos VI e VII antes de Cristo. Era formado por doze cidades independentes, sendo as mais importantes Volterra, Cortona, Fiesole e Chiusi.

     Em 283, os etruscos foram dominados e submetidos ao controle dos romanos, perdendo várias características culturais.

CULTURA ETRUSCA

     Muitas informações sobre a civilização etrusca foram obtidas por historiadores e arquiólogos que descobriram diversos túmulos ao norte de Roma. A partir da análise  dos artefactos e túmulos, chegou-se  a várias revalações importantes:

Os etruscos possuíam uma sociedade aristocrática; As mulheres etruscas desfrutavam  de uma vida emancipada; Faziam objetos (vasos, esculturas e efeites) em terracota com grande habilidade; Dominavam as técnicas de fazer  objetos em bronze e metal; Eram habilidosos na arte da orivesaria (fabricação de jóias); Na arquitetura, destaca-se as construções de templos, necrópoles e pontes. Usavam a pedra e o barro como base  das construções.

ECONOMIA

     Os etruscos basearam a sua economia em actividades ligadas à agricultura e ao comércio, principalmente, de jóias, artesanato e diversos produtos de metal.

RELIGIÃO

     A religião etrusca era politeísta, pois acreditavam na existância de vários deuses. Era forte a influencia da mitologia grega, sendo  que as três divindades etruscas mais importantes eram Uni, Tinia e Menrfa. Estes deuses eram cultuados em templos. Eram  comuns também as adivinhações e as profecias realizadas pelos sacerdotes etruscos (arúspices). Vários elementos etruscos foram incorporados pela religião romana.

CORIOSIDADE

     A escrita etrusca ainda é um grande enigma para os pesquisadores desta civilização, pois não foi decifrada. Quando  isto acontecer, os diversos registros poderão revelar novos aspectos da história e cultura dos etruscos.

Sem comentários:

Enviar um comentário