segunda-feira, 4 de maio de 2015

CIVILIZAÇÃO MESOPOTÂMIA


OS CALDEUS

     Derrotados os assírios , a Babilónia volta a ser a capital da Mesopotâmia, agora sob o domínio dos caldeus, formando um novo império, conhecido como o Segundo Império Babilónico ou Neo Babilónico.

     Com Nabopalassar, os caldeus, aliados dos Medos, consolidaram a independência da Babilónia, mas foi com seu filho Nabucodonosor que o império caldeu atingiu o seu  apogeu. Foi durante o seu governo que a Síria e a Palestina foram definitivamente conquistadas.

     Com violentas investidas militares, o rei Nabucodonosor ocupou Jerusalém em 586, antes de Cristo e escravizou os judeus. Os hebreus foram transportados como escravos para a Babilónia, episódio relatado na Biblía como o Cativeiro da Babilónia.

     No reinado de Nabucodonosor a cidade da Babilónia tornou-se o maior centro cultural e comercial de todo o Oriente. Foram  construídos palácios, os Jardins Suspensos da Babilónia, considerados uma das sete maravilhas do mundo antigo e a Torre de Babel. O comércio expandiu-se com o predomínio do comercio caravaneiro que fazia a rota do Medeterrâneo à India.

     A morte de Nabucodonosor marcou o início da decadência do império até que, em 539 antes de Cristo, tropas persas comandadas pelo imperador Ciro I conquistaram a Babilónia, integrando a região ao seu império. A partir de então,a civilização mesopotâmia foi desaparecendo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário