terça-feira, 12 de maio de 2015

CIVILIZAÇÃO SUMÉRIA


RELIGIÃO

     Os Sumérios eram politeístas e, segundo eles, o universo teve origem da seguinte maneira:
No início, existia o mar primordial que "luarua" produziu a montanha cósmica composta do céu (An) e da terra (Ki) que consumaram o ato sexual. Nasceu então, o deus do ar Enlil, que separou o céu da terra, levando esta consigo. 

     Uma nova união entre Enlil e sua mãe com uma relação incestuosa, produziu o homem, os animais, as plantas e a civilização. Os deuses Sumérios tinham a forma humana, mas eram imortais e possuiam  poderes sobrenaturais. Eram seres invisíveis que a tudo governavam.

     An era o deus do céu; Ki era a deusa da terra; Enlil, o deus do ar e Enki o deus da água. Além desses podemos citar Nanna deus lua, Utu o deus sol e Inanna a rainha dos céus e rainha do amor e da guerra.

     Os deuses manifestavam-se através de sonhos e dos oráculos. Parece que o povo Sumério acreditava em alguma espécie de existência após a morte, porque foram encontradas oferendas nos túmulos.

     Cientistas pesquisadores, encontraram indicios  de que grupos Sumérios tinham religião própria e acreditavam no Deus único invisivel, e não acreditavam em vida após a morte, sendo copiados e imitidos por outros povos que tiveram coontácto com eles neste tipo de crença e assimilaram esse tipo de religião.

DECLÍNIO DA CIVILIZAÇÃO DE SUMER

     As cidades-estado viviam em lutas constantes entre si e isso gerou crises graves em seus governos com o enfraquecimento de todas, económica e militarmente.

     A Suméria não era como o Egipto, onde havia um forte poder central. Na Suméria, as cidades-estado mais importantes, que eram governadas por lideres chamados ensis, controlavam o exército e o abastecimento de água, os rios Tigre e Eufrates assim como os seus afluentes eram vistos como estratégicos e portanto de interesse militar.

     Por causa das lutas e falta de união entre as cidades, o povo Sumério ficou sempre muito vulnerável, e o povo Acádio aproveitou-se para dominar a baixa Mesopotâmia.

Sem comentários:

Enviar um comentário