quarta-feira, 6 de maio de 2015

CIVILIZAÇÃO MESOPOTÂMIA


LEGADO CULTURAL DA MESOPOTÂMIA

     Divisão do ano de 12 meses e a semana de 7 dias; A divisão do dia em 24 horas; A crença nos horoscopos e os doze signos do zodiaco; O habito de fazer plantio de acordo com as fases da Lua; O circulo de 360 graus; O processo aritmético da multiplicação; O cálculo das qutro operações aritméticas; A extração de raiz quadrada; A algebra; O sistema de numeração sexagesimal, que dividiu e circunferência em 360º e à hora e 60 minutos; A distinção entre planetas e estrelas; A arte de prever eclipses; O primeiro conjunto de leis escritas, o Código de Hamurabi, feito pelos babilónios no século XVIII antes de Cristo.

     No campo literário, o destaque fica para duas obras sumerianas: O mito da criação, que resgata a origem do mundo através do mito de Marduk e a Epopeia de Gilgamesh, que conta a lenda do Dilúvio. Destaca-se também, como grande marco da história do Direito, o  Código de Hamurabi. A descoberta suméria da escrita foi enriquecida com a produção de textos religiosos, históricos e lendas.

     A escrita cuneiforme, criada pelos sumérios, foi utilizada pelos  vários povos mesopotâmicos e adotada por outros povos da Ásia Ocidental. Foi decifrada pelos estudiosos Grotefend e Rawlinson.

     Em linhas gerais, podemos dizer que a forma de produção dominante na Mesopotâmia foi a Asiática, não existindo, portanto a propriedade privada da terra. Os individuos só usufrúiam da terra enquanto membros da comunidade. O rei encarnação do Estado, era o proprietário nominal de todas as terras, o qual dirigia a construção de canais de irrigação que propiciavam as condições para o desenvolvimento da agricultura.

     No plano sociopolitico, esta forma de produção caracterizou-se pelos impérios teocráticos de regadio, organização estatal  altamente centralizada. O poder estatal unificou em suas mãos os poderes político, militar, religioso e económico. A rigida centralização do poder era necessária para o desenvolvimento da agricultura de regadio, através da organização do trabalho nas grandes obras públicas.

     A civilização Mesopotâmica exerceu grande influencia sobre os povos vizinhos, como os persas, que adotaram a escrita cuneiforme e os hebreus, que aproveitaram algumas das suas tradições religiosas, como o mito do dilúvio.

Sem comentários:

Enviar um comentário