domingo, 10 de maio de 2015

CIVILIZAÇÃO SUMÉRIA


     Depois dele podemos citar Urukagina, Lugalzaggesi e finalmente Sargão, o Grande. Sargão reuniu a Sumária e a metade seten como sábio, guerreiro, trional da Mesopotâmia núma única nação. 
     Após a morte de Sargão, temos o seu neto Naram-Sin, ainda governando até a invasão dos gutianos. Sob os gutianos aparece apenas um governante sumériano, de Lagash, que foi Gudea. Depois de um século de opressão, surge novamente um libertador, Utuhegal, em Uruk. Ele foi deposto por Ur-Nammu da cidade de Ur.

     Este foi um rei usurpador, mas forte e capaz e ficou famoso como o primeiro legislador da História, ele morreu em batalha. Seu filho Shulgi passou então a reinar e foi registrado, construtor de templos, diplomata e patrono das artes. Durante o seu longo reinado, a Suméria voltou a ser um grande Império.

     Quando o quinto e último rei da dinastia de Ur-Nammu, subiu ao trono em Ur, o Império já estava ameaçado. Esse rei, Ibbi-Sin foi abandonado pelos seus generáis e o poder foi dividido. Por volta do ano 2000 antes de Cristo os elamitas voltaram a atacar, destruiram Ur e prenderam o rei. A queda de Ur assinalou o fim da Suméria.

     A agricultura era a base da economia do país,a cevada sua principal cultura. Além dela, havia o cultivo de cebola, nabo e tâmaras. Criavam animais, fabricavam queijo e manteiga. A pesca também era importante, tanto nos canais, como no Golfo Pérsico.

     Nos mercados havia o comércio de cereais, frutas, licores e vinhos, tecidos e outros. O Comércio com outros locais era feito sempre em caravanas por causa dos perigos nos caminhos. Navegando pelos rios Tigre e Eufrates, eles comerciavam com a costa mediterrânea e no Golfo Persico, principalmente armas, feitas de cobre e bronze.

     Todo o tipo de comércio era muito bem documentado, desde que a mercadoria deixava o local de origem até que chegasse ao destinatário. Um exemplo disso é um contrato de transporte de prata, que  Dadaya confiou a Kukkulanum e deveria ser entregue a Enlil-bani, feito em presença de testemunhas citadas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário