quarta-feira, 20 de maio de 2015

OS POVOS DA LUSITÂNIA


     A colónia Norba  Caesariana, cujo esteio territorial era, sem dúvida a Igueditania, ou seja a vasta comarca conhecida por Civitas Igaeditanorum tinha por centro a extinta cidade que agora se chama Idenha-a-Velha, e estendia-se sobre a outra margem do rio Tejo, em direcção ao sueste, envolvendo as tributárias Castra Caecília e Castra Júlia, respectivamente Cáceres e Trujillo.

     Os Lancienses Oppidanos, com inclusão dos Oceleses (Oqueleses), da cidade de Ocelum (Castelo Branco?) limitavam por oeste, noroeste e norte, o povo dos Igaeditanos. Sua capital, Lancia Oppidana, achava-se no alcarial romano da Serra d'Opa, ao pé do Santuário da Senhora da Póvoa e não distante do castro de Sortelha Velha.

     Os Tálures, a noroeste dos Lancienses centravam-se em Talábrica (Viseu).
Os Interamnienses, habitantes do Interamnium (terra de entre os rios), ocupavam parte parte do espaço de entre Távora e Côa que, nesta região,  são os dois principais afluentes da margem esquerda do Douro. Pertenciam ao Interamnium as Localidades actuais de Terranho, Moreira do Rei, Trancoso, Aldeia Velha, etc.

     A cidade Interamnium corresponderá provavelmente a Moreira, não obstante o Terranho e aTorre do Terranho lhe deterem o nome.
     Entre os Ástures, a norte do rio Douro, havia, segundo Ptolomeu, duas cidades denominadas Interamnium, uma delas cognominada Flavium.

     Os Interamnienses lusitanos, omissos em Ptolomeu mas citados na ponte de Alcântara e em inscrições da Idanha, confrontavam a leste com os Colami, povo da margem direita do Côa, antiga Cola.

     A cidade Colarnum,  estaria aí por Vilar Maior, no concelho do Sabugal. O topónimo "Vilar" aplica-se na acepção de alcarial, o mesmo que ruínas. geralmente romanas. Os Colarnos são o quinto povo da inscrição de Alcântara.

     Os Lancienses cognominados Transcudanos (sexto povo) ocupariam a aba setentrional da Serra da Estrela que seria, por esse tempo a Serra de Cuba, a originar a distinção de Transcudanos.

     Logo os Áravos, sétimo povo da ponte, confrontavam com Interamnienses e Colarnos. Eram centrados em Marialva (concelho de Meda) na margem esquerda  do Côa. As ruínas romanas de Marialva são as mais notáveis do distrito da Guarda, como as da Idenha-a-aVelha as mais notáveis do  distrito de Castelo Branco, como as de Viseu as do seu próprio distrito, como  as de  UI e Vale de Cambra as mais notáveis do distrito de Aveiro. Eram grandes cidades.

     A Civitas Aravorum (cidade dos Áravos) consagra um monumento, e talvez um templo, a Júpiter Óptimo Máximo em Marialva Jaz depositado no museu da Guarda.
     Temos depois os Meidubricenses, no litoral  lusitano dos Túrdulos Velhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário