quarta-feira, 27 de maio de 2015

OS LUSITANOS


SOCIEDADE

     A sociedade lusitana essencialmente guerreira denotava a presença de uma hierarquia social em que o guerreiro ocupava uma importante posição. Era uma sociedade aristocrática em que a  maior parte da riqueza estava nas mãos  de um grupo reduzido de pessoas. A presença de joias e de armas nos túmulos indica a presença de uma elite guerreira. A organização da família lusitana revela uma estrutura gentílica da sua sociedade, a qual era referida nas fontes epigráficas com a designação de gentes ou gentiliates.

     Os lusitanos encontrava-se unidos entre si por laços de sangue ou parentesco e não pelo território ocupado. O tipo de governo era a chefia militar, em que o líder era eleito em assembleia popular escolhido entre aqueles que se distinguiam pela coragem, valor, capacidade de liderança e vitórias obtidas em tempo de guerra. Os autores gregos referiam-se a estes chefes militares como hegoumenos, isto é, lider, chefe e os romanos dux. No entanto o nome de regnator , rei, e principe, também foram referidos. O hospitium, em que adoptavam-se estranhos na comunidade, é também considerado um costume dos lusitanos.

     Apiano revela a existência de uma propriedade comunitária, que para além de terras incluía cavalos, produtos agrículas e diversos outros bens comunitários incluindo um tesouro público do qual fala Diodoro esta propriedade comunitária deveria de coexistir a par da propriedade privada. Os lusitanos eram um povo autonomo, (grego: avtovóuwv), com leis próprias.

     Os lusitanos tinham o hábito de frequentar salas onde iam untar o corpo duas vezes ao dia, tomavam banhos de vapor em balneários decorados com gravuras em baixo relevo, lançando água sobre pedras ao rubro, e tomavam em seguida um banho frio.

     As refeições em que os Lusitanos se juntavam  apenas  uma vez  por dia tinham lugar numa sala onde eles se sentavam em bancos móveis encostados à volta das paredes da sala. A disposição dos bancos em que se sentavam obedecia a uma hierarquia que colocava na frente os de mais idade e seguiam uma ordem consoante a posição social.

     O alimento mais característico era o pão de bolota ou glande de carvalho; bebiam leite de cabra e cerveja de cevada, reservando o vinho para as festas com uma produção desde a época pré-romana a caça, pesca, produção de gado bovino e equino, a produção  de mel e lã assim  como o trigo a cevada o linho e a mineração eram atividades referênciadas. O custo de vida era muito barata, no século II antes de Cristo, os produtos de pesca ovinos, caprinos  e agriculas abundantes e as peças de caça eram dadas de graça a quem comprava alguns destes produtos.

     O escambo era usado nas regiões do interior onde também  usavam peças cortadas de prata batida como dinheiro. Os homens vestiam-se de preto e usavam capas simples e as mulheres capas  compridas e vestidos de cores vivas. O homens usavam os cabelos  compridos, como as mulheres, mas que prendiam à volta da testa quando combatiam.
(CONTINUA)  

Sem comentários:

Enviar um comentário