segunda-feira, 11 de maio de 2015

CIVILIZAÇÃO SUMÉRIA


AS  CIÊNCIAS

     Pelo facto de a região ter sido habitada por grandes culturas e haver uma ligação e às vezes, continuidade entre elas, vamos citar apenas algumas invenções creditadas aos Sumérios.
     Esse povo criou um sistema completo de medidas de capacidade, superfície e peso. Eles inventaram o sistema sexagesimal, usado com a numeração decimal. Possuíam réguas graqduadas e tábuas de cálculo. Dividiam o dia em 24 horas iguais.

     Talvez o sistema de astronomia se tenha organizado na Suméria, porque eles reconheciam  três paralelos principais: equatorial ou caminho das estrelas de Anu; tropicais, caminhos de Enlil (Câncer) e de  Ea (Capricórnio).

     Acredita-se que também a medicina era bem desenvolvida, há documentos que mencionam cirurgias, além disso eles preparavam drogas medicinais.

LITERATURA E DIREITO

     Na Suméria havia um sistema de ensino frequentado por escribas. Eles compunham e copiavam obras de interesse histórico, hinos religiosos, contos,  códigos de leis, fábulas, poesia e outros.

     A criação mais famosa e interessante desse povo é a Epopeia de Gilgamesh, mas também se pode citar os mitos de Tamuz e da deusa Nana Ishtar e do pastor Etana.
     Pela quantidade de tabuinhas ou tabletes encontradas, parece que os Sumérios tinham uma grande atividade literária e uma rica literatura.

     Essas tabuinhas eram feitas de argila. sobre as quais se escrevia com estiletes em forma de cunha, depois ela era endurecida ao sol ou em fornos. Além dessas tábuas, foram encontradas estelas e cilindros gravados, que eram usados como selos.

     No campo do Direito, foram encontradas tabuinhas com todo o tipo de ordem jurídica, contratos, testamentos, recibos, etc. . Em épocas anteriores ao famoso Hamurabi, já havia na Suméria, Códigos de Leis bastante avançados. O divórcio era admitido, o adultério considerado delito e admitia-se a adoção. As leis penais eram bem menos violentas do que as vigentes  noutros locais, da época.

Sem comentários:

Enviar um comentário