terça-feira, 5 de maio de 2015

CIVILIZAÇÃO MESOPOTÂMIA


ASPECTOS CULTURAIS

     A cultura na Mesopotâmia era muito rica em razão dos diversos povos que habitavam a região. Mas quase toda a cultura mesopotâmica descendia dos sumérios, incluindo a religião, politeista e antropomórfica,. Sendo politeistas, acreditavam  em vários deuses que representavam, como no Egipto, fenómenos da natureza. Os deuses mesopotâmicos eram  ao mesmo tempo entidades do bem e do mal. Cada cidade tinha seu deus protetor. Entre as principais divindades estavam Marduk, o deus da cidade  da Babilónia e do comércio, Shamash, o sol e a justiça; Anu, o céu; Enlil, o ar, Ea, a água; Ishtar, a deusa do amor e da guerra e Tamus, a vegetação.

     Os sumérios explicavam a origem do mundo através do mito de Marduk e da lenda do Dilúvio, muito semelhante à história biblica da Arca de Noé. Segundo as suas crenças, o deus Marduk criara o céu e a terra, os astros e o homem. Contudo, um dilúvio ameaçara a existência  humana na terra e Marduk ajudou Gilgmesh a sobreviver, advertindo-o do perigo e aconselhando-o a construir uma arca na qual deveria colocar vários animais  e os membros de sua familia. No governo de Hamurabi, o deus Marduk da Babilónia foi adorado por todo o império.

     Os povos mesopotâmicos viam a religião como meio de obter recompensas terrenas, imediatas não acreditando na vida após a morte. Os rituais religiosos, comandados pelos sacerdotes, faziam do templo (zigurate) o centro de toda a religiosidade. Esses templos, às vezes, abrigavam também o celeiro e as oficinas. Neles se conheciam o estoques e se definia o critério de distribuição dos excedentes agriculas tomados aos camponeses.

     Na arquitetura mesopotâmica destacava-se a construção de templos e palácios, como os zinguartes. Pintavam e esculpiam sobre temas religiosos, desportivos e militares. Inventados pelos sumérios, os ziguartes tornaram-se sua marca arquitetónica registrada: eram imensos templos com várias torres retangulares, igualando-se em grandiosidade aos palácios construídos pelos assírios  e caldeus. Mas o uso de arcos também deixou a sua marca na arquitetura desse povo. Como artistas, os sumérios destacaram-se nos trabalhos em metal, na lapidação de pedras preciosas e na escultura.

     Foi, porém, no campo cientifico que os mesopotâmicos alcançaram maior destaque. Através da observação do céu, visando decifrar a vontade dos deuses, os sacerdotes acumularam informações a partir das quais foi elaborado, pouco a pouco, um conhecimento exato dos fenómenos celestes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário