quinta-feira, 7 de maio de 2015

CIVILIZAÇÃO SUMÉRIA


A DESCOBERTA

     No início do século XX, mesmo os grandes estudiosos da região que pesquisavam sa tabuinhas assírias e babilónicas, não conheciam o povo Sumério. Com a publicação, em 1905, da obra do grande assiriólogo francês François Thureau-Dangin, não restou dúvida alguma de que houve de facto uma brilhante civilização no local, que era desconhecida até então, e tomou o nome de Suméria.

     Essa descoberta veio confirmar a influência dessa civilização nos povos que tiveram contacto com eles, nas áreas da escrita, religiões, artes, cultura, ciências, comércio, agricultura, arquitetura, leis e esses povos copiaram o que os Sumérios tinham de melhor, pois foi a mais brilhante civilização da antiguidade.

ORIGENS

     Acredita-se que antes dos Sumérios chegarem, a baixa Mesopotâmia foi ocupada pelos UBAIDAS, um povo que não pertencia ao grupo semita. Para quem tem interesse em pesquisar, esse povo ubaidiano foi muito importante e com certeza foi resposável pelo alicerce da civilização Suméria. O povo conhecido como sumério, veio provavelmente da Anatólia, mas também pode ter vindo da Pérsia e chegou à Mesopotâmia por volta de 3300 antes de Cristo.  Deveriam ser nómades vagando pelo planalto do Irã e pelos Montes Zagros. Fatos mais recentes como utensílios encontrados apontam para a existência deles na área por volta de 20 000 Antes de Cristo.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

     A área da Mesopotâmia, sendo cercada por cadeias montanhosas ao norte e a oeste, pelo Golfo Pérsico ao sudoeste e pelo deserto da Síria ao sul e a leste, se tornava um local protegido contra a invasão de outros povos. Os rios Tigre e Eufrates tornavam a terra fértil sem depender de chuvas.

     Distribuída em territórios a região de Sumer possuía diversas cidades-estado. As distâncias entre as cidades eram pequenas, separadas por faixas de terras cultivadas. Vamos dizer que a Suméria não era maior do que a Bélgica atual.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário