sábado, 9 de maio de 2015

CIVILIZAÇÃO SUMÉRIA


     Foi uma fase de lutas sem fim na história da Sumária, reis guerreiros comandando seus exércitos, cidades contra cidades. Entre essas lutas, a Suméria se viu  subjugada pelo domínio estrangeiro, por diversas vezes.

     O primeiro rei ou lugal a estabelecer controle sobre a totalidade da Suméria foi Etana da cidade de Kish (suas ruínas ficam a 90 Km da atual Bagdá), de acordo com a lista dos Reis Sumerianos. A lista cita Etana como, aquele que estabilizou todas as terras.

     Depois de Etana, temos Meskiaggasher da cidade de Uruk, a lista diz que ele invadiu o mar, galgou as montanhas. Ainda na cidade de Uruk, temos Dumuzi, que foi indicado na Mesopotâmia como o deus da fertilidade.

     Mas, o mais famoso rei de Uruk foi Gilgamesh. Ele é praticamente um mito, seus feitos foram narrados em diversas línguas e talvez tenha sido ele o inspirador da figura de Héracles,  o heroi grego. Não há descobertas conclusivas sobre ele, mas é citado na Lista e documentos atestam sua vitória sobre as cidades de Kish e Ur.

     Depois disso, a Suméria tornou-se vassala doselamitas, povo que habitava o que hoje é o sodoeste do Irã. 
     Só um século depois de Gilgamesh é que os Sumérios voltaram a ser livres. O grande responsável por isso foi Lugalannemundu, rei da cidade de Adab, descrito como aquele que obrigou todas as terras estrangeiras a lhepagarem pesado tributo.

     Nova fase de guerras entre as cidades.
Hegemonia de Lagash sob Eannatum, Subjugador das terras inimigas, terceiro rei da primeira dinastia da cidade. Derrotou Umma, com quem lutava por direitos de irrigação e mandou erguer a Estela dos Abutres entre as duas cidades. Esse é o mais antigo tratado diplomático conhecido, pois ali estão escritos os termos da paz. 

Sem comentários:

Enviar um comentário