segunda-feira, 8 de junho de 2015

RUINAS MESTERIOSAS


GOBEKLI  TEPE,  NA  TURQUIA

     Gobekli Tepe, da Turquia, é composta por enormes megálitos de pedra que pré-datam o Stonehenge (círculo de pedras britânico que data 3,1 mil  antes de Cristo) em 6 mil anos. O arqueólogo Klaus Schmidt acredita que Gobekli Tepe é um dos locais mais antigos de adoração, datando pelo menos 11 mil anos, e construído numa época da qual os cientistas dizem que as pessoas ainda não tinham nem desenvolvido a agricultura.

     O arqueólogo da Universidade de Stanford Ian Hodder, contou à revista Smithsonian que as estruturas pré-históricas de Gobekli Tepe podiam mudar a forma como os cientistas vêm as culturas pré-históricas.

     "A data está clara, não há dúvida sobre isso",  disse Schmidt numa entrevista de rádio na estação Red Ice Creations. Juntando as evidências do teste de carbono com a idade das estruturas do local, Schmidt tem a certeza que Gobekli Tepe possui pelo menos 11 mil  anos de idade.

     "O fato surpreendente é que não se esperava que uma sociedade caçadora poderia ser capaz de transportar um megalito", disse ele.

     Com radares penetrados no solo, schmidt mais os seus colaboradores descobriram que há pelo menos outros 16 anéis megalíticos, ainda no subsolo, ao longo dos 22 ectares de terra, de acordo com o artigo de 2008 da Smithsonian. Mesmo em 50 anos, segundo ele, vai ter muita coisa para cavar.

     Há imagens de abutres, aves, aranhas e muitas outras criaturas gravadas nos megálitos.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário